quinta-feira, janeiro 02, 2014

2 Janeiro 2014

Publicada por Um Dia à Vez

A cada dia que passa, este espaço parece sufocar-me mais. É como se todo o branco e a pureza que lhe está associada contrastassem com toda a obscuridade que me consome.

A enfermeira de cintura adelgaçante deu-me, hoje, mais uma folha de papel. Antes de o fazer esteve algum tempo a fazer conversa. Com um sorriso que lhe pareceu iluminar os olhos, disse-me que se chamava Beatriz e perguntou-me como tinha sido o meu primeiro dia do ano. Confidenciou, com um tom descrente que contradizia a assertividade das suas palavras, que há quem creia que, o que acontece no primeiro dia do ano se repete ao longo de todo o ano. No meu caso, espero que assim não seja. Se todos os dias forem como o de ontem, os fantasmas tão reais que me seguem aparecerão a cada novo dia. Esta realidade, se vivida dia após dia acabará por me fazer sucumbir. Não soube o que responder à enfermeira Beatriz. Se lhe contar o que senti, o que pensei e vivi, o mais provável é que a assuste de tal modo que a minha medicação seja aumentada de forma que entre numa outra dimensão negra e vazia, desprovida de qualquer coisa. Não sei se será melhor ou pior, mas Beatriz parece tão crente na vida, nos seus ideias e na sua influência profissional, que não quero ser eu a destruir tudo isso.

Face ao meu silêncio, Beatriz introduziu um novo tema de conversa. Ou de monólogo, já que eu pouco mais fazia do que olhá-la e perder-me, entre as suas palavras, nos meus muitos pensamentos e divagações. Disse-me com um ar simpático que não se tinha esquecido da promessa que lhe havia feito. Escrever-lhe um poema.
Por mais que pense, não sei sobre o que escrever. Juro que tentei escrever algo sobre os seus olhos complacentes, de um verde que a muitos decerto despoletaria inúmeras estrofes. Mas não consegui. Talvez noutros tempos, talvez noutra vida. Naquele outro Francisco que cursou História porque admirava os grandes feitos dos antepassados e tinha uma sede de conhecimento desmedida, acerca do passado. Hoje, não consigo lidar com a minha própria história ou construí-la com exatidão. E o meu próprio passado é algo que temo, que todos temem ao conhecer, que a todos afasta. Não sou mais esse Francisco e não sei quem é este novo Francisco, consumido por si mesmo e por tudo o que me assombra.

A enfermeira parou de falar e isso despertou a minha atenção. Prometeu que voltaria amanhã, com outra folha e que esperava que nela estivesse o poema. Não lhe disse nada. Nem sequer sei o que acontecerá entretanto. Nem sequer sei para onde me levará tudo o que sou amanhã.


Joana Gomes, Porto

0 comentários: